7ª Fase UDESC

quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Fase
Código
Descrição
Dept
C.H.
Créd
Caráter
Módulo
Pré-Requisitos
7A
2ATCOM
 ATIVIDADES COMPLEMENTARES
 DMO
270
15
OB


7B
2COMPR
 COMUNICAÇÃO DO PRODUTO DE MODA
 DMO
36
2
OB

 2EXVMO - 2PPMOD
7C
2DESMOD
 DESENHO DE PRODUTO DE MODA
 DMO
54
3
OB

 2PPMOD - 2TECAI
7D
2DESUT
 DESIGN DE ESTRUTURA E SUPERFÍCIE TÊXTEIS
 DMO
72
4
OB


7E
2LBEXP
 LAB. EXP. DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO
 DMO
54
3
OB

 2LABPE - 2MOULE
7F
2MODCO
 MODELAGEM DO VESTUÁRIO INFORMATIZADA
 DMO
54
3
OB

 2MODBA
7G
2PROCC
 PROJETO DE COLEÇÃO
 DMO
54
3
OB

 2PPMOD - 2TECAI
Total da 7ª fase
594
33


7A


7B
Disciplina: Comunicação do Produto de Moda
Fase: 7ª Créditos – 02 CR Horas aula – 36 HA
Ementa: Estilo de book e cadernos didáticos de tendências. Redação de textos para editoriais
de moda. Redação de legendas e chamadas. Redação de textos didáticos-informativos.
Reportagens de moda. Técnicas de entrevista. Disciplina suporte para o Trabalho de
Conclusão de Curso – TCC.
Bibliografia Básica
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri:
Manole, 2003.
COSTA, Joan. Imagen corporativa en el siglo XXI. Buenos Aires: La Crujia, 2001
CURVELLO, João José. Comunicação interna e cultura organizacional. São Paulo:
Scortecci, 2002.
DOWBOR, Ladislau et alli. (orgs.). Desafios da comunicação. Petrópolis; Vozes, 2001.
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo:
Atlas, 2003.
FLORES, Silvana Padilha. A empresa familiar e o exercício do poder. Caxias do Sul:
EDUCS, 2001.
FREITAS, Ricardo Ferreira & SANTOS, Luciane Lucas dos (orgs.). Desafios
contemporâneos em comunicação: perspectivas de relações públicas. São Paulo:
Summus, 2002.
MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio
de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.
FORTES, Waldyr G. Relações públicas: processos, funções, tecnologia e estratégias. 2a.
ed. revista e ampliada. São Paulo: Summus, 2003.
MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. Barueri: Manole,
2001.
59
PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial. 3a. ed. Campinas: Editora Alínea,
2002.

7C
Disciplina: Desenho de Produto de Moda
Fase – 7ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54HA
Ementa: Apresentação de projetos: layout manual de book de coleção. Painel de ilustração de
moda. Técnicas para apresentação do croqui, estampas, tecidos e acessórios. Montagem da
coleção final (croqui manual) e desenho técnico. Disciplina suporte para o Trabalho de
Conclusão de Curso – TCC.
Bibliografia Básica
ABLING, Bina. Fashion Sketchbook, second edition
BAXTER, Mike. Projeto de Produtos. Guia prático de desenvolvimento de novos
produtos. São Paulo: Ed. Edgar Blücher Ltda, 1989.
BLONDEAU, Claudine...[ et al] Esmod Edition, 1995.
ESMOD- METHODE DE DESSIN – Fashion Drawing Method
JONES,Sue Jenkyn. Fashion Design, manual do estilista. SP: CosacNaify, 2005

7D
Disciplina: Design de Estrutura e Superfícies Têxteis
Fase 7ª Créditos – 04 CR Horas aula – 72 HA
Ementa: Estética têxtil contemporânea. Procedimentos de transformação Têxtil.
Desenvolvimento de padrão têxtil para estamparia corrida e localizada. Técnicas e processos
de estamparia artesanal e industrial. Criação e desenvolvimento de estruturas têxteis em tear
de baixo liço. Desenvolvimento de projeto têxtil para linha lar. Sistema computadorizado.
Bibliografia Básica
BRAHIC, Marylène. A tecelagem. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
CHANTAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das
Letras Editora, 2006.
SCHOESER, Mary. Diseño textil internacional. Barcelona: Editorial Gustavo Gillli, 1995.
BROUGHTON, Kate. Textile Dyeing: the step-by-step guide and showcase.
Massachussets: Rochport Publishers Inc.1995.

7E
Disciplina: Laboratório Experimental de Confecção do Vestuário
Fase: 7ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54HA
58
Ementa: Execução de protótipos elaborados na disciplina de Modelagem do Vestuário
Informatizada. Fichas técnicas do produto do vestuário.
Bibliografia Básica
ABRANCHES, Gerson Pereira. Manual da gerência de confecção. Rio de Janeiro:
SENAI/CETIQT, 1995. v. I e II.
ARAÚJO, Mário de. Tecnologia do Vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
1986.
GOULARTI FILHO, Alcides; JENOVEVA NETO, Roseli. A Indústria do Vestuário:
economia, estética e tecnologia. Florianópolis: Letras Contemporânea, 1997.
LEITE,Adriana Sampaio, VELLOSO,Marta Delgado-Desenho técnico de roupa
feminina, Rio de Janeiro: Ed Senac Nacional,2004
STERBLITCH,Vera Acabamento de Costura, Rio de Janeiro:Ediouro,l979
VEELAG, Aenne Burda Gmbh &Co.KG- A Costura tornada fácil, Tradução de Virginia
Blanc de Souza,Slovenia, 2002.

7F
Disciplina: Modelagem do Vestuário Informatizada
Fase – 7ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54 HA
Ementa: Introdução aos conhecimentos básicos de software CAD (Computer Aided
Design/Desenho Assistido por Computador) específico para Modelagem do Vestuário.
Utilização das funções e ferramentas do sistema informatizado para desenvolver as Bases do
Vestuário. Graduação. Interpretação de modelos do Vestuário. Digitalização. Encaixe e
Impressão.
Bibliografia Básica
ARAÚJO, Mário de. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
1986.
BESANT, C. B. CAD/CAM: projeto e fabricação com auxílio do computador. Rio de
Janeiro: Campus, 1988, 2 ª ed. Edição orig. Chichestes, Inglaterra Ellis Horwood Limited,
1983.
CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação ao planejamento e controle de produção. São
Paulo: McGraw-Hill, 1990.
SILVEIRA, Icléia. Análise da Implantação do sistema CAD na indústria do vestuário. In.:
Moda palavra. Florianópolis: UDESC/CEART, 2003, v.3, p. 17-30.
___________. Gestão integrada nos setores de produção do vestuário frente ao uso de
softwares: setores de modelagem e corte. Relatório Parcial do Projeto de Pesquisa.
UDESC/CEART, 2000.

7G
Disciplina: Projeto de Coleção
Fase – 7ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54 HA
Ementa: Elaboração de book de coleção de produtos de moda. Projeto de coleção. Disciplina
suporte para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Bibliografia Básica
KELLEY, Tom. A Arte da Inovação. São Paulo. Futura, 2001.
KOLLER, Phillip& Amstrong, Gary. Planejamento de Produtos. In: Princípios de
Marketing. Rio de Janeiro: Editora LTC. 1999
JONES J., Sue. Fashion Design – Manual do Estilista. Cossac&Naify. 2005.
RIEGLMAN, Nancy. Colors for Modern Fashion –Drawing Fashion with Colors
Markers. Los Angeles: 9 Heads Media. 2006.


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