Fase
|
Código
|
Descrição
|
Dept
|
C.H.
|
Créd
|
Caráter
|
Módulo
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Pré-Requisitos
|
6A
|
2CTMOD
|
CONCEITO
E TEMA DE COLEÇÃO DE MODA
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
2PPMOD
|
|
6B
|
2DESTX
|
DESIGN
TÊXTIL
|
DMO
|
72
|
4
|
OB
|
||
6C
|
2EXVMO
|
EXPRESSÃO
VISUAL DA MODA
|
DMO
|
36
|
2
|
OB
|
||
6D
|
2LABPE
|
LAB
PROCESSOS EXPERIMENTAIS DE CONFECÇÃO
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
2LACAP
- 2MODFA
|
|
6E
|
2MAKMO
|
MARKETING
DE MODA
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
6F
|
2MOULE
|
MODELAGEM
TRIDIMENSIONAL - MOULAGE
|
DMO
|
72
|
4
|
OB
|
2MODFA
|
|
6G
|
2TECAI
|
TÉCNICAS
AVANÇADAS DE ILUSTRAÇÃO
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
2DESCM
|
|
Total da 6ª fase
|
396
|
22
|
6A
Disciplina: Conceito e tema de coleção de moda
Fase – 6ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54HA
53
Ementa: Estudo teórico de temas de coleção de moda e de produções artísticas e estilísticas
vinculados aos temas selecionados para os estudos.
Bibliografia Básica
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
KELLEY, Tom,; LITTMAN, Jonathan,. A arte da inovação. 2. ed. São Paulo: Futura,
2002.
DE MASI, Domênico. A emoção e a regra: os grupos criativos na Europa de 1850 a
1950. 7. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1999.
DURHAM, Eunice Ribeiro; CARDOSO, Ruth Correa Leite. A Aventura antropológica:
teoria e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GIDDENS, Anthony. Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento
social clássico e contemporâneo. São Paulo: Ed. da UNESP, 1997.
6B
Disciplina: Design Têxtil
Fase 6ª Créditos – 04 CR Horas aula – 72 HA
Ementa: Conceito e campo de ação do design têxtil. Projeto têxtil. Metodologia para a
criação têxtil. Fontes de criatividade têxtil. Desenvolvimento de desenho têxtil. Leis
distributivas e de repetição. Métodos de construção do padrão têxtil. Estudo documentário e
representação gráfica de elementos da natureza e figuras geométricas. Sistemas
computadorizados.
Bibliografia Básica
DONDIS,Donis A. Sintaxe da linguagem visual.São Paulo: Martins Fontes,1997.
CASTRO, E.M de Melo e. Introdução ao desenho têxtil. Lisboa: Presença,1981.
Gomes, Luiz V. de N. Criatividade: projeto < desenho > produto. 2. tiragem. Santa
Maria: sCHDs Editora, 2000 (2002).
Gloucester, Massachusetts: Rockport Publishers, 1989.
RUBIM, Renata. Desenhando a superfície. São Paulo: Edições Rosari, 2004
6C
Disciplina: Expressão Visual da Moda
Fase – 6ª Créditos – 02 CR Horas aula – 36HA
Ementa: Princípios fundamentais da comunicação visual do produto. Vitrinismo: objetivos,
funções, conceitos, elementos complementares, iluminação. Desenvolvimento da Percepção
visual através de exercícios de reconhecimento e análise (leitura) de obras de arte e imagens
de moda. Elementos da composição plástica e sua influência na criação da moda.
Bibliografia Básica
BAITELLO Junior, Norval. A cultura do eco in A era da Iconofagia. São Paulo: Hacker,
2005.[Glossário]
FLUSSER, Villém. A imagem in Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura
filosofia da fotografia. São Paulo: Relume Dumará, 2002.
BESANÇON, Alain. A arte e o cristianismo in Fabis, Annateresa (org.), Imagem e
Conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006. [Glossário]
RODRIGUES, Iesa e Acioli, Paula.. 30 ESTILISTAS - A MODA DO RIO. SENAC RIO,
2006.
BARTHES, R. Imagem e Moda - Vol. 3. MARTINS FONTES, 2006
MARIN,Dioni. Design De Vitrinas,Instituto Monsa De Ediciones ISBN: 8496429032 ,
2005.
6D
Disciplina: Laboratório de Processos Experimentais de confecção
Fase: 6ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54 HA
Ementa: Execução de protótipos elaborados na disciplina de Modelagem Tridimensional –
Moulage. Fichas técnicas do produto do vestuário.
Bibliografia Básica
ABRANCHES, Gerson Pereira. Manual da gerência de confecção. Rio de Janeiro:
SENAI/CETIQT, 1995. v. I e II.
ARAÚJO, Mário de. Tecnologia do Vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
1986.
GOULARTI FILHO, Alcides; JENOVEVA NETO, Roseli. A Indústria do Vestuário:
economia, estética e tecnologia. Florianópolis: Letras Contemporânea, 1997.
LEITE,Adriana Sampaio, VELLOSO,Marta Delgado-Desenho técnico de roupa
feminina, Rio de Janeiro: Ed Senac Nacional,2004
STERBLITCH,Vera Acabamento de Costura, Rio de Janeiro:Ediouro,l979
VEELAG, Aenne Burda Gmbh &Co.KG- A Costura tornada fácil, Tradução de Virginia
Blanc de Souza,Slovenia, 2002.
6E
Disciplina: Marketing de Moda
Fase – 6ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54 HA
Ementa: Conceitos de Marketing. Sistema e ambiente de marketing-mercados. Ciclo de vida
do produto na moda. Pesquisa e marketing. Dimensionamento e segmentação de mercado.
Visão geral do composto de marketing. O comportamento do consumidor. Previsão de vendas:
conceitos e técnicas.
Bibliografia Básica
CHURCHILL Jr., Gilbert A, PETER, J.Paul, Marketing: Criando valor para os Clientes.
São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
COBRA, Marcos. Administração de Vendas. São Paulo: Atlas, 1994
DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva,
2003.SARQUIS, Alessio Bessa. Marketing para Pequenas Empresas: a indústria do
vestuário. São Paulo: SENAC SP, 2003.
GIGLIO, Ernesto. O Comportamento do Consumidor: A Gerência de Marketing. São
Paulo: Pioneira, 2004.
KOTLER, Philip. Marketing em Ação. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
_____________. Administração de Marketing. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2004.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 2 v.. Sao Paulo: Atlas, 1998.
MONTGOMERY, Cynthia A. PORTER, Michel (Orgs). Estratégia: a busca da
vantagem competitiva. 6.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. HARVARD BUSINESS
REVIEW.
NEVES, Marcos Fava. CARVALHO, Dirceu T. Marketing na Nova Economia. São
Paulo: Atlas, 2001.
SCHMID, Erika. Marketing de Varejo de Moda: uma ênfase em médias empresas. Rio
de Janeiro: Qualitymark, 2004.
6F
Disciplina: Modelagem Tridimensional - Moulage
Fase 6ª Créditos – 04 CR Horas aula – 72HA
Ementa: Conceito da técnica tridimensional. Origem, aspectos e o uso no processo
industrial. A relação entre técnica/corpo/criatividade. Execução da técnica com o uso dos
bustos de costura. Construção do corpo básico reto e modelado. Modelos de mangas.
Interpretação de modelos do vestuário feminino. Refilamento do trabalho. Preparação dos
56
moldes.
Bibliografia Básica
AMADEN, Connie – Crawford. The Art of Fashion Draping. The Fashion Institute of
Design and Merchandising. New York: Fairchild Publications, 1998.
BELMIRO, A. Modelagem para confecções de roupas. Editora Ediouro.
BRANDÃO, Gil. Aprenda a costurar. Editora Ediouro.
DUARTE, Sônia e SAGGESE, Sylvia. Modelagem industrial brasileira. Editoras
Letras/Expressão, 1998.
LATHAN, Carr and SP Profissional – Technology os clothing manufacture.
SILVEIRA, Icléia. Moulage: ferramenta para o design do vestuário. In: Anais 5 º
Congresso Brasileiro de Pesquisas e Desenvolvimento em Design, P & D – Design, 2002.
6G
Disciplina: Técnicas Avançadas de Ilustração
55
Fase – 6ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54 HA
Ementa: Técnicas de ilustração de Moda. Desenhos artísticos utilizando diferentes técnicas e
materiais. Elementos formais e visuais para representação do produto de moda. Ilustração
digital.
Bibliografia Básica
ABLING, Bina. Fashion Sketchbook, second idition
BAUDOT, François. .Moda do Século.São Paulo:Cosacnaify,2002.( adriana )
BLONDEAU, Claudine...[ et al] Esmod Edition, 1995.
ESMOD- METHODE DE DESSIN – Fashion Drawing Method
JONES,Sue Jenkyn. Fashion Design, manual do estilista.. SP: CosacNaify, 2005
KÖHLER, Carl. História do Vestuário. São Paulo: Martins Fontes,1993.(Adriana)
LAVER,James. A Roupa e a Moda. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.(Adriana
MORRIS Bethan. Fashion Illustrator, manual do ilustrador de Moda: São Paulo
CosacNaify, 2007
OSTROWER, Faiga. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
__________________Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1990.
TAMBINI, Michael.O Design do Século.São Paulo: Ática,2004.(Adriana)
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