Fase
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Código
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Descrição
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Dept
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C.H.
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Créd
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Caráter
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Módulo
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Pré-Requisitos
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1A
|
2DEART
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DESENHO
ARTÍSTICO DE MODA
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
1B
|
2FUCOR
|
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICOS DA COR
|
DMO
|
36
|
2
|
OB
|
||
1C
|
2HISAT
|
HISTÓRIA
DA ARTE E DO DESIGN
|
DMO
|
72
|
4
|
OB
|
||
1D
|
2HISMO
|
HISTÓRIA
E MODA
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
1E
|
2LCRIA
|
LABORATÓRIO
DE CRIATIVIDADE
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
1F
|
2MATEX
|
MATERIAIS
TÊXTEIS
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
1G
|
2SISMO
|
SISTEMA
DE MODA
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
1H
|
2SOCMO
|
SOCIEDADE
E MODA
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
Total da 1ª fase
|
432
|
24
|
1A - Disciplina: Desenho Artístico de Moda
Ementa: Fatores representativos no desenho: luz/sombra, volume, perspectiva, composição.
Princípio, prática e técnicas de textura e estampas com diferentes materiais. Organização
espacial. Desenho de Observação. Elementos básicos do croqui. Introdução ao panejamento
(movimento, caimento, características e efeitos de tecidos).
Bibliografia Básica
ABLING, Bina. Fashion Rendering With Color 2001
BALLANGER, Camile. Desenho Artístico. São Paulo: Parma.
BAXANDALL, Michael. Sombras e Luzes. São Paulo: Edusp, 1997.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:Martins Fontes,1997.
FILHO, João Gomes. Gestalt do Objeto. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
MANDEL, Raquel, Como Desenhar Moda. Tecnoprint.
TATHAM Caroline e SEAMAN Julian.Corso di Disegno per Stilisti. Itália: Il Castello,
2004
MORRIS Bethan. Fashion Illustrator, manual do ilustrador de Moda. São Paulo
CosacNaify, 2007
1B - Disciplina: Fundamentos Teóricos e Práticos da Cor
Ementa: Ciência da cor: física, fisiologia e psicologia das cores. Aspectos simbólicos e
culturais. Classificação e propriedades das cores. Sistemas de identificação de cores.
Harmonia e combinação de cores. Elaboração de cartelas de cores. Aplicação da cor em
projetos de desenvolvimento de produto de moda.
Bibliografia Básica
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4a ed. São Paulo: Edgard
Blücher Ltda, 1974
LINFORD, Chris. The Complete Ghide to Digital Color: Creative Use of Color in the
Digital Arts. New York: Harper Design International, 2004
PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. 6ª ed. Rio de janeiro: Léo Christiano Editorial
Ltda., 1995.
_______________. O Universo da Cor. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.
1C - Disciplina: História da Arte e do Design
Ementa: Fundamentos da linguagem visual. Movimentos artísticos a partir do renascimento
italiano, com ênfase nos diferentes processos criativos desenvolvidos. Estudo do surgimento
do design e das interferências provocadas pelas manifestações sociais, políticas, históricas e
culturais da Revolução Industrial até a atualidade.
Bibliografia Básica
ACHA, Juan. Introducción a la teoría de los diseños. México: Editora Trillas, 1988.
34
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins
Fontes, 2001.
BÜRDEK, Bernhard E. Diseño: historia, teoría y práctica del diseño industrial. 2ª ed.
Naucalpan: G. Gili, 1999.
DONDIS, D. A. (Donis A.) Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991
GOMBRICH, E. H. (Ernst Hans). A historia da arte. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara,
1988.
________________. A história da arte. 16ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e
Científicos Editora. 1999.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da cultura. Lisboa: Jornal do Foro, 1954.
HESKET, John. Desenho Industrial. Rio de Janeiro: José Olympo, 1998. 2ª edição.
KANDINSKY, Wassily. Ponto, linha, plano: contribuição para a análise dos elementos
picturais. Lisboa: Ed. 70, 1989.
MORAES, Dijon de. Limites do Design. São Paulo: Studio Nobel, 1997.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. Trad. de Maria Helena Nery Garcez. São
Paulo, Plexus, 1994.
WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo: Círculo do Livro, 1983.
1D - Disciplina: História e Moda
Ementa: Moda conceituação e perspectiva histórica. Estudos dos elementos sociais,
históricos, econômicos e filosóficos que caracterizam uma sociedade de Moda e os sujeitosmoda.
Fundamentos da metodologia histórica, análise e crítica para utilização como
ferramenta de pesquisa de coleção de produtos de moda.
Bibliografia Básica
CASTILHO, K.; GALVÃO, D. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera,
2002.
ECO, Umberto et alii. Psicologia do Vestir. Lisboa: Assírio e Alvim, 1989.
______. Arte e beleza na estética medieval. Rio de Janeiro: Globo, 1989.
ELIAS, N. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
______. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1993. Volume 1 e 2.
FRANCO Jr., Hilário. As utopias medievais. São Paulo: Brasiliense, 1992.
ISSAC, Jules & ALBA, André. História Universal - Oriente e Grécia. São Paulo: Mestre
Jou, 1964.
KÖHLER, Carl. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAVER, James. A roupa e a moda. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
LE GOFF, J. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1993.
LEVI, Peter. Grécia: berço de ocidente. Madrid: Del Prado, 1996
LIPOVETSKI, Gilles. O Império do Efêmero. São Paulo: Cia das Letras, 1991.
SANT'ANNA, Mara Rúbia. Teoria de Moda. São Paulo: Estação das Letras, 2007.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
WAJNMAN, S.; ALMEIDA. A. J. Moda, comunicação e cultura: um olhar acadêmico.
São Paulo: Arte & Ciência; NIDEM/UNIP; FAPESP, 2002.
WAQUET, Dominique & LAPORTE, Marion. La mode. Paris: PUF, 2002.
1E - Disciplina: Laboratório de Criatividade
Ementa: Conceitos de criatividade. Princípios da criatividade. Processo criativo. Técnicas e
ferramentas de criatividade.
Bibliografia Básica
ALENCAR, Eunice Soriano de. A gerência da criatividade.São Paulo: Makron Books,
1996.
BARROS M., Lílian Ried. A Cor no Processo Criativo. Um Estudo sobre a Bauhaus e a
Teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2006.
BLACK, Sandy. Fashioning Fabrics – Contemporary Textiles in Fashion. London:
Black Dog Publishing. 2006.
DE BONO, Edward. Criatividade Levada a Sério: como gerar idéias produtivas
através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1994.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação, 4ª ed. São Paulo, 1990.
GALVÃO, Marcelo. Criativa Mente. Rio de Janeiro: Quality Mark, 1992.
Gomes, Luiz V. de N. Criatividade: projeto < desenho > produto. 2. tiragem. Santa
Maria: sCHDs Editora, 2000 (2002).
MAY, Rollo. A Coragem de Criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
______________. Fantasia, Invenção, Criatividade e Imaginação. 2ª ed. Lisboa,
Editorial Presença, 1987.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 12 edição. Rio de Janeiro:
Vozes, 1997.
1F - Disciplina: Materiais Têxteis
Ementa: Fibras têxteis: classificação, simbologia, características e propriedades,
identificação. Fios têxteis: classificação, nomenclatura, propriedades. Tecidos:classificações,
glossário têxtil com descrição técnica e comercial. Materiais alternativos. Inter-relação fibrasfios-
tecidos. Aplicação dos diversos materiais têxteis em produtos de moda.
Bibliografia Básica
ALMEIDA NETO, Pedro Pita. Fibras têxteis. Rio de Janeiro: SENAI-CETIQT, 1996. V.I.
ARAÚJO, Mário de; MELO E CASTRO, E.M. de. Manual de Engenharia Têxtil. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.
CHANTAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das
Letras Editora, 2006.
ERHARDT, Theodor (e outros) . Curso Técnico Têxtil: física e química aplicada, fibras
têxteis, tecnologia. São Paulo: E.P.U, 1976. v.I;II e III.
GRANA, Cosetta. Tecnologia e Merceologia Tessile vol. 1 e 2. Bergaqmo Ponteranica:
Editrice San Marco, 2005
RIBEIRO, Luiz Gonzaga. Introdução a Tecnologia Têxtil. Rio de Janeiro:
SENAI/CETIQT, 1986, v.I
1G - Disciplina: Sistema de Moda
Ementa: A evolução das tendências de moda: origens, esquemas de funcionamento, processos
evolutivos, métodos de pesquisa de temas, cores, formas e materiais. Teoria social e sistêmica.
A cadeia produtiva no universo da moda. Sistemas e moda. Os papéis do estilista, do
coordenador de moda e do gerente de produto. Definição de moda e estilo. A linguagem da
roupa. Conceitos e definições sobre arte e a moda, rua e moda.
Bibliografia Básica
BARTHES, Roland. Sistemas da moda. Lê Sueil, 1967.
BENSTOCK, Shari; FERRISS, Suzanne. Por dentro da moda. Rio de Janeiro: Rocco,
2002.
CHATAIGNIER, Gilda. Todos os caminhos da moda. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
CUNHA, Kathia Castilho; GARCIA, Carol. Moda: fragmentos de um vestir tropical.
São Paulo: Anhembi Morumbi, 2001.
DE CARLI, Ana M. S. O sensacional na moda. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.
DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988.
FEGHALI, Marta K.; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. Rio de Janeiro:
SENAC, 2001.
JOFFILY, Ruth. O Brasil tem estilo? Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.
HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas: a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro:
Rocco, 1996.
LIPOVETKSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades
modernas. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
VINCENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
1H - Disciplina: Sociedade e Moda
Ementa: Introdução à Sociologia. O objeto da Sociologia. Identidade sujeito-objeto.
Sistematização de visões de mundo. Princípios de integração e contradição. Relações
interéticas. História cultural afro-brasileira. Sociologia Moderna. Moda e Sociedade.
Bibliografia Básica
ADORNO, Theodor.1987. Dialética do esclarecimento. In: Adorno: Sociologia. São
Paulo: Publifolha.
BOURDIEU, Pierre.1983. Sociologia. São Paulo: Ática. Coleção Grandes Cientistas
Sociais.
CHESNEAUX, Jean.1995. Modernidade-mundo. Petrópolis: Vozes.
DEBRAY, Régis.1993. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente.
Petrópolis: Vozes
DUMONT, Louis.1985. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia
moderna. Rio de Janeiro: Rocco.
ECO, Umberto.1975. Psicologia do vestir. Lisboa: Assírio e Alvim, Sociedade Editorial e
Distribuidora.
ELIAS, Norbert.1990. O processo civilizatório. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
GARAVELLO, Maria Elisa de Paula.1991. Costura social do vestuário: da teoria a
prática. São Paulo: Tese de doutorado, USP.
MARX, Karl.1980. Sociologia. São Paulo: Ática.Coleção Grandes Cientistas Sociais.
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia
Gardenia de. 2002. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte:
UFMG.WEBER, Max.
SOUZA, IRENE SALLES D. OS Educadores e as relações interetinicas: pais e mestres.
Franca: UNESP, 2001.
VOGEL, Arno; MELLO, Marco Antonio da Silva; BARROS, José J. Pessoa de. A Galinha
d’Angola: Iniciação e Identidade na Cultura – Afro Brasiliera. RJ: Pallas, 1993
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