Fase
|
Código
|
Descrição
|
Dept
|
C.H.
|
Créd
|
Caráter
|
Módulo
|
Pré-Requisitos
|
2A
|
2COMOD
|
COMPORTAMENTO
E CONSUMO DE MODA
|
DMO
|
36
|
2
|
OB
|
||
2B
|
2DESMO
|
DESENHO
DE FIGURA DE MODA
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
2DEART
|
|
2C
|
2ERGON
|
ERGONOMIA
DO PRODUTO
|
DMO
|
36
|
2
|
OB
|
||
2D
|
2HIMOA
|
HISTÓRIA
DA MODA MODERNA
|
DMO
|
72
|
4
|
OB
|
2HISMO
|
|
2E
|
2INTPE
|
METOD.
DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO
|
DMO
|
36
|
2
|
OB
|
||
2F
|
2LABES
|
LABORATÓRIO
DE ESTILO
|
DMO
|
72
|
4
|
OB
|
2LCRIA
|
|
2G
|
2MOCID
|
MODA,
CULTURA E IDENTIDADE
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
||
2H
|
2PROTE
|
PROCESSOS
TÊXTEIS
|
DMO
|
54
|
3
|
OB
|
2MATEX
|
|
Total da 2ª fase
|
414
|
23
|
2A
Disciplina: Comportamento e Consumo de Moda
Fase - 20 Créditos – 02 CR Horas aula – 36 HA
Ementa: Personalidade e comportamento do consumidor. Atitudes, motivação, tipos
psicológicos e consumo de moda. Percepção, criatividade e consumo. Narcisismo, corpo e
consumo de moda.
Bibliografia Básica
KASSARJIAN, Eliane. O comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.
EMBACHAR, Airton. Moda e Identidade: a construção de um estilo próprio. São
Paulo: Anhembi-Morumbi, 1999.
HALL, Calvin; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John. Teorias da Personalidade. Porto
Alegre: Artes Médicas, 2000.
LANE, Silvia; CODO, Wanderley (Orgs). Psicologia Social: o Homem em Movimento.
21 Ed. São Paulo: Brasiliense,2001
MOSCOVICI, felá. Renascença Organizacional. São Paulo: José Olympio Ed.,1993.
OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do Intelecto. Rio de Janeiro Campus, 1998.
SCHIFFMANN, Leon; KANUK, Leslie. O comportamento do Consumidor. Rio de
Janeiro: Edit. Livros Técnicos e Científicos Ltda. 2000
WANJMANN, Solange; ALMEIDA, Adilson. Moda, Comunicação e Cultura. São
Paulo: Arte e Ciência, 2002.
2B
Disciplina: Desenho de Figura de Moda
Fase – 2ª Créditos – 03 CR Horas aula – 54 HA
Ementa: Proporções e estrutura óssea/muscular da figura humana feminina, masculina e
infantil. Transformação da figura humana para a figura de moda. Detalhamentos da figura
humana e de moda (face,olhos.,boca, mãos, pés, cabelos e outros). Técnicas de estilização.
Técnicas com materiais expressivos. Panejamento aplicado à figura de moda
40
Bibliografia Básica
ABLING, Bina. Fashion Rendering With Color 2001
BALLANGER, Camile. Desenho Artístico. São Paulo: Parma.
BAXANDALL, Michael. Sombras e Luzes. São Paulo: Edusp, 1997.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:Martins Fontes,1997.
FILHO, João Gomes. Gestalt do Objeto. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
MANDEL, Raquel, Como Desenhar Moda. Tecnoprint.
MORRIS Bethan. Fashion Illustrator, manual do ilustrador de Moda: São Paulo
CosacNaify, 2007
TATHAM Caroline e SEAMAN Julian.Corso di Disegno per Stilisti. Itália: Il Castello,
2004
2C
Disciplina: Ergonomia do Produto
Fase – 2ª Créditos – 02 CR Horas aula – 36HA
Ementa: Ergonomia: definição, objetivos, história, métodos e aplicação. Antropometria:
parâmetros e critérios antropométricos, corpo humano, tomada de medidas, amostra, sistema
de leitura e análise estatística. Ergonomia do produto: aplicação dos critérios ergonômicos no
projeto do vestuário.
41
Bibliografia Básica
GOMES Filho, J. Ergonomia do objeto – sistema técnico de leitura ergonômica. São
Paulo, Escrituas, 2003.
GONTIJO, L.; MERINO, E.; FERNANDEZ, A. Projeto TP – Avaliação Ergonômica de
Produto. Florianópolis, UFSC/EPS, 1998.
IIDA, I. Ergonomia, projeto e produção. São Paulo, Edgard Blücher, 2ª ed., 2005.
MORAES, A. de, & Mont’Alvão, C. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro,
A. De Moraes, 2003.
GRANDJEAN, Etienne. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4ed.
Porto Alegre: Bookman: 1998.
MORAES, Anamaria. Ergodesign de Produto. Agradabilidade, usabilidade e
antropometria. Editora IUsEr, Rio de Janeiro: 2005.
PETROSKI, Edio Luis. Antropometria. Técnicas e Padronizações. Editora Palotti, Porto
Alegre, 1999.
SILVEIRA, Icléia. Aplicação da ergonomia no projeto do vestuário. MODAPALAVRA
Mara Rúbia Sant’Anna (org.). Vol. 4. Florianópolis: Editora Cohan, 2006.
_____________. Medidas antropométricas e o projeto do vestuário. IN: Anais do 7º
ERGODESIGN/7º USIHC. Balneário Camboriú: UNIVALI, 2007.
_____________. Qualidades ergonômicas no projeto do vestuário. IN: Anais do 7º
ERGODESIGN/7º USIHC. Balneário Camboriú: UNIVALI, 2007.
WEERDMEESTER, J. Dul e B. Ergonomia Prática. Editora Edgard Blücher Ltda, São
Paulo, 2001.
2D
Disciplina: Historia da Moda Moderna
Fase - 20 Créditos – 04CR Horas aula –72 HA
Ementa: Condições sócio-históricos da produção e consumo da moda ocidental, a partir do
século XIV ocidental e a articulação desta à sociedade moderna européia.
Bibliografia Básica
APOSTOLIDÈS, Jean-Marie. O rei-máquina. Rio deJaneiro : José Olympio, 1993.
38
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara,
1978
DORFLES, Gillo. A moda da moda. Lisboa: Edições 70, 1995.
DUBY, Georges & AIRES, Plilippe (orgs). História da Vida Privada. São Paulo: Cia das
Letras, 1996. vols.2, 3 e 4.
ELIAS, Nobert. A sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2001.
LIPOVETSKI, Gilles. O Império do Efêmero. São Paulo: Cia das Letras, 1991.
SENNET, Richard. O Declínio do Homem Público - as tiranias da intimidade. São
Paulo: Cia das Letras, 1989.
2E
Disciplina: Metodologia de Construção do Texto Acadêmico
Fase - 20 Créditos – 02 CR Horas aula – 36 HA
Ementa: Análise e construção do texto acadêmico. Leitura: objetivo, interpretação, resumo,
fichamento. Noções gerais sobre comunicações científicas: artigo, resenha, relatório,
monografia, seminário. Pesquisa Bibliográfica. Métodos e técnicas em ciências humanas.
Conceito de ciência, pesquisa e método.
Bibliografia Básica
BOOTH, Wayne C. et al. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins fontes, 2000.
39
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora da UNESO, 2002.
CHAUI, M. Convite à filosofia. 9a ed. São Paulo: Ática, 1997.
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3a
ed. São Paulo: Atlas, 1991
GARCIA, Regina Leite (org). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A,
2003.
GIL, A. C. Como elaborar um projeto. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987.
LAGES, Susana Kampff. Walter Benjamin: tradução e melancolia. São Paulo: Edusp,
2002.
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas,
2000.
2F
Disciplina: Laboratório de Estilo
Fase - 20 Créditos – 04 CR Horas aula – 72 HA
Ementa: Desenvolvimento da percepção através do estudo e exercícios do estilo individual.
Aplicação de cores, formas, volumes e texturas no vestuário e acessórios de moda. Pesquisa
de materiais alternativos.
Bibliografia Básica
BUXBAUM, Gerda. Icons of Fashion, The 20th Century. London. Prestel. 2005
JONES, Sue Jenkyn. Diseño de Moda. Barcelona. Ed. Blume. 2002.
DESLANDRES. Yvonne. Poiret. Editions du Regard. Paris. 1996
JOHNSON. Lucy. Ninetheen Century Fashion. V&A. Londres. 2004
LURIE, Alison. A Linguagem das Roupas. Rio de Janeiro. Rocco. 1997.
MC DOWELL. Colin. Galliano. Weidenfel&Nicolson. London. 1992
MILBANK. Caroline R. New York Fashion The Evolution of American Style. Harry
Publishers. New York. 1989
MILBANK. Caroline R. Couture, The Great Designers. Stewart Tabori & Chang. New
Yok. 1985
MENDES/Haye. Valerie/Amy. À Moda do Século XX. São Paulo. Martins Fontes. 2003.
SEELING, Charlotte. Moda-O Século dos estilistas. Lisboa: Ed. Konemann. 2001
WILCOX, Claire. Vivienne Westwood. Londres: V&A. 2004
WILCOX/MENDES. Claire/Valerie. Modern Fashion in Detail. V&A. Londres. 1991.
2G
Disciplina: Moda, Cultura e Identidade.
Fase - 20 Créditos – 03 CR Horas aula – 54 HA
Ementa: A moda nas sociedades industriais. A moda enquanto valor de signo. Moda e
mercado. Moda e ruptura (da tradição a critica: o debate sobre a antimoda). Moda e
multiculturalismo Diversidade étnica, globalização, identidade e diferença. Cultura popular,
moda e cotidiano. Cultura popular e minorias: resistência e integração. Os meios de
comunicação, a moda e a cultura popular. O fenômeno do pop e a questão da autenticidade.
Bibliografia Básica
BARD, Pietro Maria. Pequena História da Arte. SP: Melhoramentos, 1992.
CAVALCANTI, Carlos. Como Entender a Pintura Moderna. Rio de Janeiro: Ed Rio,
1981.
COLI, Jorge. O Que é Arte (Coleção Primeiros Passos). SP: Brasiliense, 1981.
GOMBRICH, ER. A História da Arte. RJ: Guanabara, 1988.
HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
JANSON, H. W. História Geral da Arte - Volume I-II-III. SP: Martins Fontes, 1993.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. RJ: Campos, 1983.
SOUZA, Gilda de Mello e. O Espírito das Roupas: a moda no século dezenove. SP: Cia
das Letras, 1987.
WOODFORD, Susan. A Arte de Ver a Arte. RJ: Campus. 1983.
WÕLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins
Fontes, 1989.
2H
Disciplina: Processos Têxteis
Fase - 20 Créditos – 03 CR Horas aula – 54HA
Ementa: Produção de fibras químicas. Processos de fiação, tecelagem, malharia. Processos de
fabricação de nãotecidos. Beneficiamento têxtil. Conservação, prevenção e restauração têxtil.
Bibliografia Básica
Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. Editora da publicação Teresa
Cristina Toledo de Paula; tradutores Ângela Zucchi, Gavin Adams, Maria Alicia Gancedo
Alvarez. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.
ANDRADE FILHO, José Ferreira de & SANTOS, Laércio Frazào dos. Introdução à
tecnologia têxtil. Rio de Janeiro: SENAI-CETIQT, 1984. V.III
ARAÚJO, Mário de; MELO E CASTRO, E.M. de. Manual de Engenharia Têxtil. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.
BROSSARD, I. Technologie des Textiles . Paris: Dunod, 1997.
0 comentários:
Postar um comentário